sexta-feira, 28 de agosto de 2009

O sangue vertido nos ortogou alguns direitos

Lc 22.20, Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós.
Jesus aqui junto com os discípulos, faz a Páscoa judaica, que continha os seguintes elementos:
Pão Asmo, que é o pão sem fermento, simbolizando a pressa da saída do povo de Israel do Egito; Ervas Amargas, simbolizavam o tempo de sofrimento no Egito; Cordeiro, que tipificava o próprio Cristo; Vinho, simbolizando a alegria da saída do Egito; e sangue (do cordeiro) aspergido nos umbrais das portas, representando o último feito de Deus contra o Egito para libertação do povo, e espiritualmente o sangue de Jesus que seria vertido na cruz do calvário. No entanto, no versículo vinte (20) ele diz: "... no meu sangue" (ênfase do redator). Aqui fica mais do que claro que a base da nova aliança. Assim, na antiga aliança a base era a lei cumprida no sangue de animais, na nova aliança é baseada no sangue cumprida na Graça.

Vejamos:

Certa vez uma mulher questionou a Jesus: "Onde devemos adorar, no monte ou em Jerusalém?" e ele respondeu: "...Os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai, em espírito e em verdade"!

Na antiga aliança para adorar eram necessários:

Um sacerdote, pois este oferecia a Deus o sacrifício que era imolado, contudo na nova aliança Jesus nos transformou em Sacerdotes (1ª Pe 2.9)...
Um sacrifício, que era oferecido pelo sacerdote, mas a nova aliança nos transformou em sacrifícios vivos (Rm 12.1)...
Um templo, a nova aliança nos transformou em templos vivos, onde como no tabernáculo, Deus estava no Santíssimo lugar, e em nós no mais profundo no nosso ser: o espírito (1ª Co 3.16)!

Quando Jesus morreu, Mateus fez questão de notificar o primeiro fato...
Mt 27.51, e o véu do templo se rasgou de alto a baixo.
Mas o que representava o o véu, qual seu significado...
Sabemos que as coisas materiais são sombra das espirituais (Hb 8.5)
- Êx 26.31 e 32,
As quatro cores do véu apontam para os quatro "evangelhos" (sabemos que há apenas um).
1 Pano Azul - Jesus o Filho de Deus - João;
2 Púrpura - Jesus o Rei - Mateus;
3 Carmesim - Jesus o Salvador - Lucas;
4 Linho Fino - Jesus o homem perfeito - Marcos;
e o véu era sustentado por 4 (quatro) colunas:
madeira de acácia, representa humanidade;
coberta por ouro, representa divindade;
base de prata, redenção;
Jesus restaurou a adoração como antes era feita por Adão no Éden, conquistou para que você alcançasse a comunhão com Deus novamente, na íntegra pelo seu espírito humano.
E você hoje pode pela fé no nome de Jesus entrar em Deus o quanto você quiser só por que você quer. Hora após hora orando no Espírito Santo. Assim sendo, como está escrito em Marcos 16, esse sinais seguirão aos que creem, em meu nome expelirão demônios, curarão enfermos e... falarão outras línguas. Ou seja, é para todo o que crê a oração no espírito (I Co14.2), que é oração em línguas para edificação pessoal. E à medida que você se entrega a isso, Deus lhe garante que serás edificado. E de repente Deus começará revelar a sua Palavra de maneira surpreendente.
Deus quer trazer um avivamento à este territótio, e ele o fará, por isso você que recebeu o dom do Espírito comece a falar constantemente em outras línguas para que Deus crie em você uma superestrutura espiritual dentro de você (Ef 6.18). É preciso crer apenas, assim como é pela fé expelir um demônio, pela fé no nome de Jesus falaremos em outras líguas para nos edificarmos, cooperando com Deus, para nos melhorar e agir em nosso chamado nEle! Ore em línguas, dia após dia, hora após hora. Não precisa sentir nada é fé! Fé está além dos sentidos, pois é no espírito. Perceba, quando orarmos pediste algo algo Pai, creias que já recebeste e tê-lo-á. Observemos, pediste, recebeste e tê-lo-á. Pediste, passado; recebeste, presente; e tê-lo-á, futuro. Isto é, se você pede algo ao Pai, creia que já recebeu e terá. Isso é fé, chamar a existem as coisas que não existem como se já fossem! Receba pela fé o dom do Espírito, e fale em outras línguas.

Pr. Timothy,
mensagem dia 16 de agosto de 2009, com pequenas modificações.

domingo, 23 de agosto de 2009

Nova Natureza Gera Poder...

Quando nos referimos a natureza dizemos de algo está intrínseco, ao que está no interior de algo e que é essencial para sua existência. Todos os seres vivos nasceram com uma "programação interior", que determina o que irão fazer durante sua existência. Como por exemplo, o rato, ninguém ensina ao rato como ser um rato, não há escolas para ratos, faculdades e etc; ele não é ensinado a roer, no entanto ele aprende e fazem tão bem, não são ensinados a viverem no escuro, mas assim o fazem. Da mesma forma o cachorro, ninguém o ensina a latir, mas ele aprende, ele vem "programado" para fazer isso. Da mesma forma o ser humano, ele recebe "informações pré configuradas" de como agir no mundo, pois todo aquele que é nascido da carne é carne. Mas, que é a carne? Será o nosso corpo?!

A Carne
No príncipio Deus fez o homem pó da terra (ver Oligoelementos), e soprou-lhe nas narinaz o fôlego de vida (huá, Heb), o espírito humano. E o homem passou a ser alma vivente. Mas, de que forma a alma surgiu? Deus não a criou diretamente, mas o contato do espírito com o corpo, gerou indiretamente a alma do homem. E por que o homem passou a ser alma vivente?
Quem determina quem é uma pessoa, a individualidade e subjetividade de um indivíduo é a alma. Logo veremos nas escrituras, " a alma que pecar, essa também morrerá", se referindo ao ser humano que pecasse. Sua alma é quem você é, como você é vivo, logo, "alma que vive" (alma vivente).
A ordem interior de funcionamento humano, como eu particularmente chamo, eram espírito, alma e corpo (II Ts 5.23, quando o ser humano nasce de novo). O porque desta ordem?
O espírito humano entrava em contato com Deus, e prontamente decidia obedecê-lO, porém a intermediária entre corpo e espírito, coisas do alto (espirituais) e coisas terrenas (naturais), decidia se obedeceria o espírito, e assim o fazia ordenando o corpo a fazê-lo e o corpo, elemento menos nobre do ser (não defendendo o ascetismo), pois dá apenas acesso ao mundo físico que é apenas sombra das coisas invisíveis (Hebreus 11:3,Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente). Sendo assim, Corpo, dá acesso à dimensão física, "frio, fome, sede, e necessidades do corpo". Alma, produz as sensações que o corpo acessa, e além disso dá consciência da existência, emoções, mente (intelecto) e vontade (escolha). O espírito humano, dá consciência da dimensão espiritual, logo dá consciência de Deus. Mas e a carne quando surgiu?
Quando Adão e Eva pecaram (não necessariamente nessa ordem), estavam se rebelando contra o espírito humano deles mesmos, por conseguinte e logicamente contra Deus. Analisemos o texto:
Gênesis 3:6, ¶ E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento;
vejamos: a árvore era boa para se comer, concupsência do corpo. Agradável aos olhos, concupsência dos olhos, e por fim, agradável para dar entendimento, soberba da vida! (I Jo 2.16). Ele foi seduzida em todos os níveis, corpo, alma, e espírito (quando agiu como se Deus por má fé houvesse dito que morreriam se comessem do fruto para que não obtvessem "poder" quando comessem o fruto, sereis como Deus, Gn 2.5). Sendo assim corpo e alma, rebelaram-se contra o espírito humano (consequentemente contra Deus, pois deseja obedecer a Deus), e juntos formaram uma "vida independente do espírito humano", que continuava existindo, porém inativo ("morto"). E essa vida independente do espírito é nada mais que a carne, a junção da vida da alma e desejos do corpo, a Carne ou natureza humana.

Voltando ao início...
Sendo assim o ser humano qualquer que seja, pois todo que é nascido da carne é carne (Jo 3.6), e a carne é contrária ao espírito (Gl 5.17), por mais "bondoso" que seja é voltado ao pecado. Inclinado ao erro, ninguém precisa ensiná-lo, ele já possui uma inclinação. E, mesmo as "obras boas" da carne (Corpo e alma), são inaceitáveis perante Deus. Mas, como assim obras boas da carne? Estas são atitudes moralmente recomendadas, de nível elevado. Que seria isso? As obras que fazemos sem depender de Deus para tal, vejamos, Gálatas 3.3, "sois insensatos, pois tendo começado pelo Espírito, tendes terminado na carne?", o apóstolo aqui traz um cápitulo sobre o legalismo, obras religiosas que tendem o aperfeiçoamento espiritual, que não vale, para que nenhuma carne se glorie, posto que se fazemos algo segundo nós mesmos (carne) trazemos glória para nós. Logo, o "aperfeiçoamento" feito por força de vontade, inteligência ou habilidades, e esforço próprio não agrada a Deus, pois nenhuma carne pode agradar a Deus nem o "bem" dela (Rm 8.8). O porque disto? Se a carne conseguisse aperfeiçoar-se, gloriaria-se, pois, toda atitude da carne possui em oculto ou esclarecidamente a atuação do Eu, a vontade própria e automaticamente não daria glória a Deus, dizendo assim figuradamente "Não preciso de Deus, eu posso por mim mesmo!". E essa é a natureza inicial do ser humano, a independência de Deus e seu total desconhecimento. Todo cachorro nascido cachorro nascido tem natureza canina. Todo gato nascido possui natureza felina. Todo ser humano nascido de outro ser humano é carne. Como assim nascido de outro ser humano? Jesus declarou todo aquele nascido de carne (outro ser humano) é carne (Jo 3.6). Mas Jesus disse que os seres humanos precisavam nascer de novo (Jo 3.3)! Isso mesmo! Todos os que não nasceram de novo precisam nascer de novo! Mas como nascer de novo? Jesus deu sua vida em nosso lugar, representando-nos, logo se crermos que ele morreu por nós, nós temos a vida eterna (Jo 3.36), é muito simples apenas creia, pois morremos com ele e ressucitamos também. Logo nascemos de novo. Mas não na carne (corpo e alma), mas no espírito. Nosso espírito humano é recriado, pois antes estava inativo, morto. Se cumpre assim a profecia de Ezequiel, "porei em vós um espírito novo". Nossa natureza morre na hora em que acreditamos no Filho Unigênito de Deus! E recebemos uma nova natureza, uma nova vida! Pois estaremos em Cristo, pois além de ele morrer em meu lugar eu morri com ele, pois ele me representou integralmente. E assim que se alguém está em Cristo, NOVA CRIATURA É; AS COISAS VELHAS PASSARAM, EIS QUE TUDO SE FEZ NOVO. (II CO 5.17, com ênfase e grifos meu). Se crermo em Cristo, somos novas criaturas, as coisas da minha antiga natureza Carnal se passaram, se foram, acabaram, e eis que TUDO se fez novo. - Então você quer dizer Colunista que se eu crer em Cristo, sou uma nova criatura com uma nova natureza? - Sim, você tem uma nova vida, a Vida Eterna. E o que é a Vida Eterna?
João 17:3, E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.
Uma nova natureza que te leva a Deus. E não precisamos mais de tutores (a lei), mas conhecemos a Deus pelo nosso espírito renascido, através do Espírito Santo, que testifica no nosso espírito que somos filhos de Deus (Rm 8.17). E por Ele conhecemos a Deus.
E nossa nova natureza nos guiará a fazer a vontade do Pai. Pois é próprio da nossa Nova Natureza! Então por que alguns cristão vivem uma vida sem poder, poder para vencer o mundo, o pecado e coisas semelhantes?
Por que é o espírito está renascido, essas verdades estão no espírito, Jesus já conquistou tudo isso há 2000 anos. E nós pela fé, precisamos trazer essas Verdades para nossa Alma, por isso a palavra diz, "E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus"(Rm 12.2). Precisamos renovar nosso entendimento para que a realidade interior torne-se realidade visível (Hb 11.3). De que forma podemos fazer isso?
Guardando os nosso corações, pois dele procedem as saídas da vida (Pv 4.23), ou seja, as circunstâncias externas são produtos do coração. - Então como posso me proteger se não sei como orar, e se não posso usar minhas habilidades e esforço próprio? Como depender de Deus? Como pedir ajuda?
Simples! Receba pela fé o batismo com o Espírito Santo (sendo o pré requisito básico para receber o Espírito Santo, crer em Cristo e confessá-lo único e suficiente salvador pessoal) e o dom concedido aos que creem: E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas (Mc 16.17);
Faça a seguinte oração:
"Pai celestial,
A Sua Palavra diz que Você é fiél para dar o Espírito a quem lhe pede (Lucas 11.13).
Então, em Nome de Jesus, eu Lhe peço que, por favor, encha-me com o Espírito Santo. Obrigado por me dar uma nova língua. Eu creio e a recebo agora. Amém.

Depois que você tiver feito esta oração não fale mais (neste momento em especial) em sua língua nativa. Entregue-se à Presença do Espírito Santo e comece a falar aquelas palavras
que você não entende em sua mente.
A princípio aquela linguagem poderá parecer de bebê, mas, à medida que você se entregar para falar as palavras que o Espírito Santo lhe der, você começará a ter fluência em seu espírito. Logo, voce estará falando fluentemente em seu espírito. Logo, você estará falando fluentemente a sua nova linguagme sobrenatural. Continue orando nesta nova linguagem por pelo menos quinze minutos, para que você se estabeleça neste dom que acabou de receber.
Você tem uma razão para se alegrar! Você acabou de entar um uma porta que o guiará no âmbito sobrenatural de Deus" (trecho do Livro O Andar no Espírito, o Andar no Poder, Dave Roberson, com parênteses meu).

E quando você começa a orar em línguas o quanto você quiser, quando você quiser, longe dos falsos ensinamentos de que precisa-se sentir algo especial ou uma inspiração, pois Paulo declara, orando em todo o tempo, com toda oração e súplica no Espírito (Ef 6.18). E orar no Espírito é falar essa linguagem sobrenatural que vem do Espírito (I Co 14.2). E a Palavra garante se você orar no Espírito Santo, isto é, orar em linguagem espiritual, você se guardará no Amor de Deus (Jd 20); Deus é Amor, sendo assim você entra em Deus quando você ora em línguas!
Quem ora em línguas edifica-se na sua santíssima fé, constrói a fé que você precisa para trazer a realidade da sua nova natureza que está em seu espírito, para a realidade física!
Portanto esta nova natureza gera poder para você vencer o mundo. Pois todo que é nascido de Deus vence o mundo (não vos conformeis com este mundo... sistemas de regras carnais que anulam nossa fé), e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa (I Jo 5.4). Pela oração em línguas você contrói sua fé, ou seja, constrói a vitória sobre o mundo!
Você vai deixar de usar esse poderoso dom?!
Alguns dizem que os dons já cessaram citando o texto da primeira carta aos coríntios no capítulo treze verso oito (ICo 13.8, com ênfase minha) ¶ O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
e afirmam por este texto que acabaram-se! Só que eles não leem todo o versículo, que diz, havendo ciência, desaparecerá; como um mais um é dois, percebemos que se a ciência não desapareceu, os dons também não! Paulo se referia a outra coisa (das quais não abordaremos neste post).
Portanto creia, pode parecer loucura se você olhar com um olhar da alma (sabedoria humana). "Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente" (I Co 2.14). O ser humano natural é aquele que vive segundo as coisas deste mundo (carne, tanto "bem" como o "mal") as coisas da natureza não recriada!

A escolha é sua, você decide, entre uma vida em Deus ou em naturalidade! Uma nova vida com Poder ou uma vida não recriada escrava do Pecado, pois que comete pecado é escravo dele (Jo 8.34)!
Ou ainda uma vida eterna, desfrutando do Amor do Paizinho Celeste ou uma vida desprovida desse aconchego!

A escolha está em suas mãos!


Marlon B.