terça-feira, 8 de setembro de 2009

Vida no Espírito

Judas 17 ao 21

Vers. 20, vós porém, amados, edificando-vos na vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo, (vers. 21a) guardai-vos no amor de Deus.
É de suma importância entender bem estes versículos. Para isso vamos voltar o tempo numa forma bem resumida.
Quando Deus fez o homem o fez do pó da terra e soprou-lhe o fôlego de vida dentro dele, isto é, o “huá” (heb. Espírito, vento). E o homem passou a ser alma vivente. Por que alma vivente? Simplesmente por que é na alma humana que se expressa quem alguém é. Quando olhamos para alguém ou conversamos “vemos” a alma deste; se alguém é chato é a alma dessa pessoa que determina isto. Se é legal também! Pois, na alma reside, o temperamento, emoções; pra ser mais claro, EMOÇÃO, MENTE (INTELECTO) E VONTADE. As emoções são iguais aos sentimentos, tristeza, alegria, medo; mente são os muitos pensamentos, raciocínios e introspecções; e vontade que é o livre arbítrio, a sede das nossas escolha quer espirituais, quer naturais. Pois bem, após o pecado do homem a alma e o corpo formaram uma vida independente do espírito (que continuava existindo, mas nulo), ou seja, formaram o que conhecemos por carne, e aquele que é carne claramente vemos sua inclinação às coisas naturais (da carne). Mas, Deus proveu desde antes da fundação uma aventura a si mesmo. O pecado de Adão não foi surpresa para Deus, para que de última hora Ele ficasse pensando no que fazer. Pois, Jesus já havia decido dar sua vida desde antes da fundação do mundo (Apocalipse 13.8). E Jesus vem entrega a sua vida em favor de muitos. E todos quanto crerem nEle têm a vida eterna (Jo 6.36). E nascem de novo. Deixe-me esclarecer isso. Quando aceitamos que Cristo morreu por nós, nosso espírito humano renasce se cumprindo a profecia de Ezequiel, “e porei dentro de vós um espírito novo” (perceba a palavra espírito com “e” minúsculo). E o Espírito Santo sendo a própria sabedoria e Mestre por excelência sabia que não saberíamos como orar, pois nossa alma em algumas ocasiões estaria magoada, triste, abatida, agitada, amedrontada, ou mesmo alegre em excesso. E nosso jeito de orar estaria sempre sendo filtrada pela alma não renascida, pois é no nosso espírito que nascemos de novo, mas a nossa mente precisa ser renovada. O Espírito disse através de Paulo, "mas nós não sabemos orar como convém". Sabendo isso, o Espírito Santo de antemão, na reunião com Deus com respeito ao plano individual de cada ser humano, memorizou o que você precisaria, e o que precisa. Logo, trouxe para nós (os que cremos) uma linguagem sobrenatural de oração, a oração no Espírito Santo (nEle mesmo). “Quem ora em outras línguas edifica-se a si mesmo, em espírito fala mistérios” (I Co 14.2). São esses mistérios que você ora quando se entrega a oração no Espírito Santo. Pois o próprio Espírito revela ao seu espírito a oração ideal àquele momento, e é sempre uma oração específica (Deus sempre fala no nosso espírito, pois é ele que nos dá a consciência de Deus, e não na nossa mente por que ela pode ser enganada, o diabo fala à nossa mente e não no espírito, porquanto nosso espírito não pode ser enganado, por que vem de Deus e conhece a essência de Deus), como assim específica? Observemos: "Quem ora em outra língua edifica-se a si mesmo, quem profetiza é maior que o que fala em línguas, a não ser que as interprete". Logo, podemos concluir que o dom de línguas mais interpretação é equivalente ao de profecia. Quando você ora em línguas você traz a mente de Deus pra dentro do seu espírito, orando os mistérios de Deus. E que mistérios são esses? São os mesmos mistérios que foram ocultos por Deus, escondidos dos príncipes deste século, pois se os soubessem não teriam crucificado ao Senhor da Glória. Mas esses mistérios nos são revelados pelo Espírito de Deus que esquadrinha o interior de Deus com este intuito, nos revelar Jesus, o Senhor da Glória. Quando você ora em línguas você ora quem você é em Cristo e quem é Cristo em você (no espírito). Oh, que maravilha! Ao orar em línguas em nós é criado uma base de sustentação sobrenatural, onde Deus num futuro será capaz de nos fazer andar em Seu Poder!Ele nos fará chegar ao quarto nível da fé. Sendo primeiro o nível da fé a incredulidade/dúvida, a fé que é usada contra você mesmo, o exemplo aqui é Jairo, “Senhor minha filha está morta”; o segundo nível, “se tão somente eu tocar em suas vestes, eu serei curada”, neste nível precisou-se de algo mais tangível para ativar sua fé, e ainda tinha um sabor de futuro; o terceiro nível, “não sou digno que entres em minha casa, porém dizes uma Palavra apenas e meu servo será curado”, esse nível é o que mesmo vendo a circunstância contrária você fica com a palavra, as circunstâncias dizem não, você fica com a palavra, a enfermidade diz não! Você fica com a palavra! E o último nível é a mente de Cristo! Você vê como Deus vê, pensa como Deus pensa. Como isso acontece? Quando eu começar a andar no Espírito. Orando em todo o tempo em línguas. Não precisamos sentir absolutamente nada. Pois, Marcos 16, em meu nome expelirão demônios, curarão enfermos e falarão outras línguas. Para expulsarmos um demônio não nos aquecemos ou buscamos inspiração, apenas cremos no nome de Jesus e o ordenamos pela fé! De mesma sorte o orar em línguas, não sentiremos nada a maior parte do tempo. Mas a palavra garante que se você ora a Deus em línguas, mesmo sem sentir nada, você edifica-se a si mesmo. É como este exemplo, quando entramos numa faculdade, e fazemos algum curso, começamos em nossa alma a nos tornar o profissional daquele curso (pensemos num engenheiro). Se for até o fim, você não só pensará como engenheiro, mas será um em sua alma, da mesma forma quando oramos em línguas, Deus em nosso espírito começa a nos formar aquilo que somos nEle (Jesus), começamos a assumir a forma do nosso chamado no nosso espírito, à medida que oramos em línguas. Mesmo que pareça o contrário ou que nada mudou, "de tudo que se deve guardar guarda o teu coração, pois dele procedem as saídas da vida" (Pv 4.23), as circunstâncias da vida são geradas por nossos corações, pois daquilo que o coração está cheio a boca fala, e nós havemos de nos alimentar daquilo que falamos. Deus à medida que nos entregarmos a essa linguagem sobrenatural de oração, Deus começa a mudar-nos por dentro, onde surgem as mudanças duradouras, e nossas circunstâncias começam a mudar!
Deus está mais interessados em mudar você por dentro que mudar suas circunstâncias; e também essa linguagem sobretarual de oração é a única forma de vestirmos a armadura de Deus descrita em Efésios 6 (temos aprendido no Senhor e ele jamais vai nos dizer para fazermos algo sem nos dizer como) e no versículo 18 do capítulo referido à cima mostra-nos que é "...orando em todo tempo no Espírito...".
Essa é uma realidade espiritual, a princípio se olhardes com uma visão natural não entenderá, pois as coisas espirituais se discernem espiritualmente.
Se você se entregar a Deus, orando no Espírito hora após hora, períodos de Jejum, adoração pessoal, meditação na palavra e confissão dela, garanto você estará no Poder de Deus.

Marlon B.

Um comentário:

Unknown disse...

Marlon amei esse estudo viu?
benção de Deus q Ele continue te usando hj e sempre!!
beijos!