sexta-feira, 4 de setembro de 2009

O líder espiritual eficaz (parte I)

Ao contrário do que muitos pensam, liderança não é para poucos, pois acreditam que alguns têm o dom para tal, contudo Deus tem proposto para cada cristão, todos eles, a liderança espiritual. Tendo em vista a palavra que ele liberou em Cristo, ide por todo mundo fazei discípulos, os ensinando o que tendes aprendido. Sendo assim Cristo chamou a todos para influenciar. Ora, vejamos o que é na verdade liderar? Há uma definição que diz “liderar é influenciar”, penso ser a melhor definição de liderança já proposta. Uma pessoa introvertida é capaz de influenciar em média 10 mil pessoas em toda a sua vida, segundo sociólogos. Isto é, uma pessoa que simplesmente não tem a intenção de liderar influenciará a muito, quanto mais uma que tem a intenção e está munida com as informações adequadas! Pense nisto.
Todos estão numa posição de liderança, mesmo sendo leve (como fora mostrada anteriormente); uma dona de casa é líder, um pai é líder, um chefe é líder, um empregado é líder. Pois liderar é o mesmo que pôr o caráter em ação! Sua índole “praticada” é o seu jeito de liderar. Atentemos, pois, para esta questão O Senhor quer que lideremos (façamos discípulos), isso nos é muito claro. Mas para ser um líder espiritual eficaz o que nos é necessário?
Primeiramente é importante saber onde a liderança eficaz começa...

Onde a liderança começa?
Esta importante questão deve ser respondida, porquanto não saber a resposta a esta, é um crime contra a liderança. Pois esta resposta é crucial ao desenvolvimento da liderança, o líder em potencial descobrindo isso pode se aprofundar, pedindo direcionamento a Deus. Pois muitos querem influenciar o mundo, mudar sua convicção, transformar o mundo, poucos querem fazer estas coisas a si mesmo. Portanto, a liderança espiritual eficaz começa de dentro. É como uma semente que vai germinar na terra, ninguém vê, mas o agricultor acredita que ela está crescendo no “invisível” debaixo da terra, e após cultivá-la depois de algum tempo, e sai da terra. Mas, a princípio ninguém vira, senão o agricultor pela fé. Desta forma o líder assim como o agricultor deve semear as mudanças que ele que influenciar no mundo dentro de si mesmo. Como influenciar sem a certeza do que se diz? Se influenciar é o caráter em ação, logo as mudanças que são duradouras que vêm de dentro para fora, não o inverso, começam a afetar as nossas circunstâncias e após as circunstâncias de outrem. Neste caminho surgem-se as mudanças necessárias para afetar de maneira positiva o mundo que nos circunda!
A liderança eficaz começa em liderar a si mesmo. Como Paulo declarou: esmurro o meu próprio corpo, reduzindo-o a escravidão (não defendia, porém o ascetismo), contudo declarava que tornava o seu corpo escravo de Deus, pela obediência, pois os atletas comiam alguns tipos de alimentos, se preparavam, se anulavam para alcançar uma coroa de louro, corruptível, porém nós corremos para alcançar uma incorruptível. Devemos ter em mente que as mudanças que buscamos em Deus para nós, não são para outrem, mas para nós primeiramente.
Para liderar a outros devemos primeiramente liderar a nós mesmo, numa busca incessante em busca de Deus e seus propósitos! Depois, de tal descoberta e prática, o líder começará a descobrir algumas habilidades que são trabalhadas segundo Deus, para o amadurecimento espiritual, portanto da vida cristã e trabalho cristão! Como por exemplo, carisma e observação, dos quais bordaremos ainda aqui nesta seção!

Carisma, como obtê-lo?
Muitos acreditam que o carisma é algo nato, alguns possuem e não se pode desenvolvê-lo. Contudo em minha experiência percebi essa inverdade. Este princípio na verdade além de conceito tolo, e não experimentável é incorreto. O carisma é adquirido. É certo que alguns possuem uma predisposição, e mais facilmente voltam-se para esta habilidade desde muito cedo deixando transparecer um dom nato, contudo isso deve-se a vários fatores, dos quais não trataremos pela profundidade. Porém, posso afirmar com CERTEZA absoluta, pois desenvolvi a meu.
Essa habilidade é importante a princípio para um líder eficaz, os discípulos ou liderados ficam magnetizados quando ele fala. Sua palavra te muito peso, sua influencia é inegada (se é que existe essa palavra no dicionário)! As pessoas são atraídas por ele sem nem saber ao certo o que lhes atrai. Todavia, o líder espiritual eficaz entende que isso não é por que ele é legal, divertido e/ou coisas parecidas, mas ele está cumprindo a palavra de Deus por obediência, aquele que quer ser o maior seja o menor (servindo). James Hunter um autor muito lido, das prateleiras de liderança, em seu livro The Server (com trad. bras. O monge e o Executivo, ed. Sextante), declara que a liderança eficaz é feita com amor e serviço, e cita Jesus algumas vezes. Sabendo de antemão Jesus deixou em sua Palavra esta informação básica. E é justamente assim que se adquire carisma servir com amor, quanto mais você servir maior influencia terá sobre os liderados. Percebam, as nossas mães podem às vezes parecer muito chatas, porém quando nos dizem algo para fazermos inegavelmente sentimos que devemos fazer mesmo sem vontade, e se não o fazemos sentimos um pesar (a não ser que o muito desobedecer tenha endurecido seu coração, ou que tenha problemas familiares). Mas por que isso acontece, será somente por que são nossas mães? De certo não! Entretanto, elas nos servem desde antes de nascermos! Gerou em nós uma liderança com autoridade e não poder. A liderança com autoridade é conquistada! Com amor e serviço, zelo e atenção! No entanto, a com poder é concedida, muitos superiores nas empresas por mais que possuam um cargo superior podem não liderar com autoridade, dizendo que precisam (os subalternos) fazer aquilo e aquilo outro, mas estes se sentem desobrigados de obedecer-lho, suas vontades não são ativadas. Ao contrário disto, quem lidera com autoridade, pois serviu e amou muito, gera nos liderados ainda que estes possuam um cargo maior que o dele, um desejo de ajudá-lo para seus fins! Então ele, o líder, após muita dessa prática descubrirá o mesmo que Dale Carnagie descobriu, as pessoas são egoístas e egocêntricas. “Se preocupam mais com uma espinha que nascera-lhe no rosto do que uma criança que morreu na África. Seu nome é a palavra mais doce do mundo. Gosta de se sentir importante e desejado! – Dale Carnagie, Como fazer amigos e influenciar pessoas”. Sendo assim o lee (líder espiritual eficaz), começará a se importar mais profundamente com as pessoas e lhes influenciará muito mais profundamente. Liderança espiritual eficaz é fundamentada no Amor não fingido, e no serviço!

Observação, a habilidade do líder!
Quando o líder passar a observar as pessoas, se importando verdadeiramente por elas, verá suas habilidades naturais, me refiro a sua inteligência, força, expressão, e coisas semelhantes, sendo assim, a observação será de suma importância ao seu trabalho. Mas, esta não poderá ser uma observação natural, pois verá as habilidades naturais e não as habilidades espirituais desse indivíduo. Pois as coisas espirituais se discernem espiritualmente, pois o homem natural não pode receber as coisas do Espírito, pois lhe parece loucura! Ou seja, é necessário que o lee haja por fé, pedindo orientação à Deus para ver essas habilidades (dons) inerentes à pessoa em questão. Para que os liderados não se “estirem” em sabedoria humana, força e coisas semelhantes a estas, antes tenham apoio no poder de Deus. O Senhor concederá ao líder a visão para ver claramente essas habilidades à medida que o líder se entrega a voz de do Espírito. O intuito dessa descoberta não é ficar apenas feliz, contudo gerar pessoas dependentes de Deus e não do líder, vendo em si mesmo o poder de Deus. E desta forma gerar outros líderes (espirituais e eficazes), pois o bom líder não é aquele que possui o maior número de discípulos ou liderados, mas o que gera muitos outros líderes.

O líder é aquele que pinta um quadro com a visão que Deus lhe concedeu, e vende essa visão, aqueles que compram são os liderados. Aqueles que ajudam o líder a alcançar uma visão mostrada claramente, devem ser tratados com amor e respeito, pelo líder que lhes servirá e eles o servirão. Jesus te chamou para liderar, pense nisto!

Marlon B.

Nenhum comentário: