sexta-feira, 21 de maio de 2010

Perseverança

Hebreus 12:1 a 3 - ”Ora a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se vêem .Porque por ela os antigos alcançaram bom testemunho. Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus; de modo que o visível não foi feito daquilo que se vê.”


Posso recordar-me dos meus primeiros dois anos de cristão, e como eles foram com altos e baixos em relação à perseverança.
E quando me refiro à perseverança estou descrevendo um dos atributos que compõe a fé. A fé é a única forma de viver que agrada a Deus, e em razão da nossa caminhada cristã ser um tanto longa , nos deparamos com situações muitas vezes difíceis de serem ultrapassadas. Talvez uma das verdades fundamentais que devíamos entender é que: andar por fé é olhar e seguir o invisível , sabendo que vamos enfrentar circunstâcias adversas, visíveis e palpáveis.
E uma das coisas que o diabo mais sabe fazer, é desviar o cristão da fé para sua própria alma , pois os atributos da alma ( vontade, desejos e intelécto) modificam-se e reagem segundo as circuntâncias visíveis.
A alma humana está ligada e recebe toda informação para viver pelos cinco sentidos que são:

  1. Visão: o que vê;
  2. Audição: o que ouve;
  3. Olfato: o que cheira;
  4. Tato : o que sente;
  5. Paladar: o que come ou bebe.

Apesar de ter uma tática antiga, o diabo consegue enganar a maioria dos cristãos quando os faz viverem na alma , ele sabe então que é só mudar as circunstâncias ao redor, e a derrota está estabelecida.
Ex: Uma pessoa pode acordar com toda alegria na sua alma, mas ao chegar à mesa para tomar café alguém lhe dá uma notícia ruim (audição) , logo a seguir, ele enxerga (visão) uma mosca no seu leite, ao cheirar ( olfato), a manteiga está estragada , ao colocar o pão na boca (paladar) nota que esta cru ou bolorento e ao pegar ( tato) a xícara de café , por estar muito quente queima-se a mão.
Observe que uma circunstância assim fará com que a pessoa seja afetada nos seus cinco sentidos, que mandaram informações à sua alma que estava em grande alegria, mas ao receber cada uma das informações, a alma vai reagindo de tal forma que toda alegria transforma-se em tristeza, raiva, etc…
Por isso todo aquele que andar na força da alma , nunca será perseverante, pois são as circunstâncias que o controlam .
Já o viver na fé, não são as circunstâncias que nos mudam, mas nós mudamos as circunstâncias e o diabo odeia cristão que vive dessa maneira .
A fé é um viver firme , sem nenhuma vacilação.

Hebreus 11:01 diz “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se vêem.”
Assim,como a fidelidade é atributo da fé, a perseverança também o é!
Ser perseverante é basicamente andar na força sobrenatural da fé.
Ex: Nem sempre os desejos e vontades da nossa alma estão de acordo com uma vida de disciplina na área da oração, meditação na palavra, contribução, santidade, etc….
Nessa hora é que faz a diferença o viver na força da alma ou viver na fé.Pois mesmo contra a força da alma, a perseverança nos ajuda a praticarmos as verdades da palavra, como as citadas acima.
Lucas –8:15 “E a que caiu em boa terra, esses são os que, ouvindo a palavra, a conservam num coração honesto e bom, e dão fruto com perseverança.”
A boa terra que Jesus se refere no versículo acima, são aqueles que recebem a palavra pela fé nos corações, e com perseverança as praticam.
Praticar a palavra nem sempre é fácil, ou contaremos com o apoio da nossa alma, ou da nossa carne.
Jesus exemplificou isso muito claro em Lucas 6: 47-48.
“Qualquer que vem a mim, ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante. É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e lançou os alicerces sobre a rocha.
Imagine por instante uma picareta nas suas mãos e você cavando na rocha, não seria nada fácil.
Traduza isso para área da prática e disciplina , na oração, meditação da palavra, contribuição, etc…, certamente sua alma não quer permanecer nesta prática.
Por outro lado, a fé que Deus te deu de uma vez por todas (Judas:3) te torna perseverante.
Hebreus 12: 1 Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta”.
Deus os abençoe.

Seu amigo no Evangelho,
Pr Irineo Grubert (autorizado).

Nenhum comentário: