sexta-feira, 21 de maio de 2010

Praticando a Presença de Deus

Podemos observar na Bíblia Sagrada, no Livro de Êxodo 33:13; quando Moisés diz à Deus: “Agora pois, se tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que me faças saber os teus caminhos e conhecer-te-ei, para que ache graça aos teus olhos”.
Moisés neste texto, mostra o desejo do seu coração em conhecer mais o Senhor. Mas muitas vezes não sabemos como.
E é por isso que eu gostaria de passar um pouco daquilo que tenho vivido através deste livro. Para levar você a uma intimidade maior com Deus. Uma prática da sua presença. Que ao decorrer deste livro seu coração possa ter acesso e sua fome pela presença de Deus cresça a cada instante mais, em nome de Jesus Cristo.
Moisés.
Como disse no ínicio deste livro, Moisés foi um homem que buscava uma intimidade maior com Deus.
Moisés foi um homem chamado por Deus quando foi deixado no Rio Nilo e pego de uma maneira sobrenatural pela filha de Faraó que o criou como filho. Mas ele preferiu olhar o invisível. Seguir seu coração. O âmago daquilo que era verdadeiro, e que poderia identificá-lo com a Glória de Deus.E ele buscou isso, por muitas vezes teve que desistir de projetos que não tinham como âmago, um relacionamento íntimo com Deus. Por que isto sim , trouxe um futuro para sua vida. E é isso que trará um futuro para sua vida.
Qual o Propósito do seu coração?
Irmão , eu gostaria que você olhasse para dentro do seu coração e descobrisse o que é que está proposto nele. Às vezes tem coisas neste mundo que são colocadas na sua frente, e você vai ter que dar uma resposta segundo a sede que está proposta no seu coração, em praticar a presença de Deus. E quando Deus chamou Moisés para ser um líder; ele poderia ter dito: “Deus, você tem dito que eu vou ser um líder! Que vou liderar esta nção? Então me dê isto, me dê aquilo, mas não, Moisés pediu mais da presença de Deus.

O Deus das coisas.
Hoje em dia vemos as pessoas querendo as coisas de Deus, como se Deus fosse um supermercado. Me dê isto, me dê aquilo. Não! Nós temos que querer o Deus das coisas. Eu não sou contra você ser Abençoado, isso deveria ser um reflexo da vida de Deus na sua vida. Mas a coisa primordial é buscarmos a intimidade com Deus.
Este é o verdadeiro que frustra aqueles que só oram pedindo coisas á Deus. O Senhor não se revelará enquanto nossos corações estiverem focados em nossas próprias necessidades e orações.
Creio que somos pessoas abençoadas, mas o âmago de nossa vida deve ser o buscar o Deus desta benção, sermos tocados pela sua glória. Porque isto não nos dará vitória somente para um dia ou um Mês, mas será uma vitória para todos os dias de nossa vida.
Quantos de nós sofremos com o que temos e o que não temos. Talvez você tenha um olhar aguçado e sofra por causa disto, ou quantas vezes você pensa: “Oh Deus, eu
vou lá na igreja porque vou ser abençoado hoje”. E só vai por isso. Não! Você tem que ir servir a Deus, por causa de Deus. Não só pelo que ele pode te dar.
Eu sou um homem abençoadao e creio em um Evangelho abençoador. Mas eu prefiro estar com Deus do que com as coisas de Deus.
Hoje em dia , nas Igrejas eu vejo uma multidão de canções que não representa nada em termos espiritualidade, nem de vida com Deus. Porque foi criado um meio no qual as pessoas criaram um bom linguajar a respeito do amor de Deus e na verdade não vivem o amor de Deus em seus corações. Talvez, nunca se criou tantas canções a respeito de uma vida com Deus do que nestes últimos 10 anos, mas também nunca se andou tão pouco com Deus, como nestes mesmos 10 anos. Hoje em dia o que há é uma banalização dentro da igreja.

A Primazia.
O relacionamento mais importante de nossa vida não é com o nosso cônjuje, com nossos filhos ou com nosso trabalho.Não é com você e este mundo, o mais primordial e mais Santo é você com Deus.
Eu por exemplo: sou casado, pai de três filhos, amo demais minha esposa, meus filhos, mas não mais do que Deus. Porque a maneira correta de se preservar um casamento é amar a Deus mais do que ele. Porque o casamento é uma coisa que Deus nos dá, mas ainda são coisas que Deus pode dar. Agora sem Deus, estas coisas vão todas por àgua abaixo, e a maneira mais fácil de você perder qualquer coisa em sua vida, é se você amar estas coisas mais do a Deus, seja ele o seu cônjuje, os filhos, os bens que Deus te deu ou os bens que você ainda não tem. Tem gente que ama tato os bens que ainda não tem que nunca terá.
Como Práticar a Presença de Deus.
O foco do nosso coração para praticarmos a presença de Deus é desejar ardentemente conhecer o Senhor. Ter fome do Cristo Vivo.
Mas infelizmente nos dias de hoje, muitos estão invertendo os valores do cristianismo, ao ponto de isto ser vendido muito barato, e os valores corretos do cristianismo não é pegar primeiro as coisas de Deus, e sim o Deus das coisas como já disse. Porque é isso que vai prevalecer na tua vida a medio e longo prazo. Ë o que deixará você um homem e uma mulher santa, vai fazer de você um homem e uma mulher abençoada, Deus jamis pode falhar!
Mas eu vejo uma corrida quase suícida da igreja em busca das coisas de Deus e para isso não importa se o carater vai embora, se existe uma negociação muitas vezes barata e até mesmo uma vida vulgar diante de Deus. E por isso muitas pessoas olham e pensam que Deus se tornou vulgar, um Deus de poucas coisas, um Deus que se pode pegar e trocar por qualquer coisa.
Praticar a presença de Deus não é para qualquer pessoa, mas por outro lado é uma coisa bem simples, mas são poucos homens e mulheres que querem isso e que estão dispostos a pagar o preço.
É um preço simples, mas também o mais terrível de sua vida, porque você precisa morrer para tudo que sua alma procura, e viver somente para Deus.
Renúncia.
A bíblia nos diz que o que destrói as vinhas não são os grandes animais, mas as pequenas raposas. Às vezes nós banalizamos tanto nosso relacionamento com Deus que esquecemos que existe uma renúncia. E foi isto que despertou em mim um desejo maior de buscar o Senhor.
Me lembro que um pregador me disse: “Olha qualquer um pode buscar esta presença, está disponível, Cristo já rasgou o véu. Mas existe um preço”.
Dispostos a Pagar o Preço.
O preço começa com um crescente desejo, uma irresistível fome e sede por ELE. Não há espera nem limites para cristãos que estão dispostos a pagar o preço. Tudo depende de uma renúcia, um abandono total.
A Palavra de Deus em Jeremias diz: “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo vosso coração, e sereis achados de vós, diz o Senhor”.
Muitos dizem que a vida cristã é simplista. E ela é. Mas ela é também tão profunda, tão grande, que são poucos os homens e as mulheres que experimentam isto, porque não se pode viver de ânimo dobre com um pé aqui ou outro alí. Ela é uma vida única.
Uma vez ouvi um grande pregador falar que se pode contar nos dedos das mãos ao redor do mundo, homens e mulheres que realmente estão dispostos a renunciar coisas e situações deste mundo para passar mais tempo com Deus.
Ansiar por Deus.
Eu sempre tenho dito que ansiar significa ter desejo irreparavelmente angustiante e nada mais do que a presença de Deus.
Eu me converti à 11 anos atrás, vivi no mais terrível mundo de pecados em que se pode viver. Em minha vida eu só havia experimentado frustrações e só o que produzia morte em mim.
Mas um dia, conheci o Senhor Jesus e Ele me salvou e me perdoou. Só que eu havia conhecido a salvação em Deus. Me ensinaram muitas coisas de Deus, mas que me impediram de ver a Sua glória, mas eu tinha fome de Deus, um desejo ardente de conhcê- lo. Eu sabia que existia mais de Deus dentro de mim.
A Evidência da Unção.
Foi em Dezembro de 1989, que tudo mudou em minha vida. Eu já tinha quase dois anos de convertido, e em São Paulo fui participar de uma conferência.
Durante aquela reunião eu não vi somente aquele pregador falar, mas eu vi nele a evidência da unção de Deus, e vi que aquilo não era uma coisa banal.

Perdido em Deus

Aquele homem fisicamente estava como qualquer outro pregador quando está em um púlpito, mas ele também estava perdido em um outro lugar. Um lugar diferente, e eu podia olhar e contemplar aquele pregador embriagado da presença de Deus. Físicamente ele estava alí, mas espiritualmente ele estava em Deus. E o nosso desejo deveria estar assim, de uma maneira quase que angustiante clamando a prença de Deus.
O problema, é que muitas vezes damos prioridade à muitas coisas em vez de passar mais tempo com Deus, deixando de experimentar as abundâncias que nos esperam no Reino do Espirito.
Antes que você possa experimentar sua presença ou plenitude, sua alma precisa estar sedenta de Jesus. Às vezes desejamos passar mais tempo junto com as coisas de Deus, sinceramente desejamos orar, almejamos mais tempo junto dEle, mas todavia perdemos para a religiosidade. E por isso evitamos as coisas de Deus.
Negligênciamos pagar o preço pela presença de Deus e terminamos em um deserto de nossos próprios afazeres, sendo persuadidos pelo diabo. Quantos de nós somos alvos daquilo que nós mesmos fazemos?
Em vez de praticar a presença de Deus em nossas vidas, saímos correndo dela. E por isso somos empurrados para um deserto da falta de todas as coisas, e depois ainda falamos que estamos em um deserto aprendendo com Deus. Mentira, corremos para fora, fora da presença de Deus. Porque mesmo no deserto existe uma abundância de Deus. Você pode ir a qualquer lugar, mas quando você estiver em Deus, Ele te suprirá em todas as suas necessidades.
No Deserto Tem Àgua!
Me lembro que eu estava em um período de jejum com um grupo de pessoas, e estávamos alí alguns dias na presença de Deus e um dos homens que estava alí só reclamava, e falava de um tal deserto em que se encontrava. Então eu disse à ele: “Olha irmão, este deserto em que você se encontra, eu não estou não, porque se Deus me trouxe para cá , é porque existe um suprimento. E Deus está derramando da graça, sabedoria e Deus está suprindo.Mas ele reclamava de tudo, não tinha paz.
Quantas vezes estamos assim ,sem paz nenhuma porque estamos longe da glória de Deus, nos colocamos em um deserto. Mas quando estamos no deserto, podemos chegar à um rio. O Rio de Àguas Vivas!
Nas Àguas de Deus.
Creio que existe um lugar onde não se toma somente um copo de àgua para matar a sede, mas podemos nos banhar nestas àguas. Talvez se você estivesse com sede e fosse à casa de alguém e pedisse um pouco de àgua, a pessoa te daria um ou dois copos, mas Deus não, Ele não daria apenas um copo de àgua, Ele diria: “Aqui tem um rio, venha , banhe-se e mate sua sede dos próximos anos, dos próximos séculos, mate a sede até mil gerações que virá sobre você, porque aqui tem o suficiente.”
Davi Tinha Sede de Deus.
Òh Deus, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei, a minha alma tem sede de ti, a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há àgua para ver a tua fortaleza e sua glória como te vi no Santuário. Porque a tua bondade é melhor do que a vida e os meus lábios te louvarão.
Davi sabia, e devemos aprender que o mover inicial da verdadeira íntimidade com Deus era movido desta maneira. Pela sede de Deus.
Davi Ansiava por Ele.
No Livro de Salmos o Rei Davi disse: “ Como a corsa anseia pelas àguas, assim anseia minha alma por ti. Davi ansiava por Deus, ele tinha sede de Deus.
A Corsa.
O Rei Davi comparava a ânsia deste pequeno animal pelas àguas, por sua ânsia por Deus. Vamos saber um pouco mais sobre ela,
A corsa é um animal que anseia desesperadamente por àgua, ela sabe que necessita de àgua para viver, os predadores estão sempre seguindo-as, talvez pela sua carne ser tão gostosa, e a àgua é sua salvação. Porque quando ela está sendo perseguida pelos seus inimigos, é para as àguas que elas fogem. Quando estão sendo perseguidas o odor de seus corpos dá condições para o inimigo persegui-las, e a única maneira de despistar o seu rastro de cheiro é chegando às àguas.
Assim acontece conosco, somente quando chegamos às àguas de Deus podemos apagar o rastro com o qual o inimigo de nossas almas nos persegue.

O bom Perfume de Cristo

Nós, assim como a corsa temos nosso próprio cheiro, que dá condições do inimigo nos perseguir.
Mas nós podemos ter o bom cheiro de Cristo! Às vezes buscamos tanto desta vida sem que ela possa nos dar nada, vivemos correndo atrás de muitas coisas. Mas temos que seguir o exemplo de Davi que foi um homem segundo o coração de Deus. Que ansiava por Deus.
Ou como Moisés, que o clamor do seu coração estava focalizado em uma só coisa: “Conhecer o Senhor”.
Hoje em dia, nós não somos perseguidos por causa da presença de Deus, e sim pelo cheiro da carne. A igreja exala carne, por isso é perseguida constantemente pelo inimigo. Mas o glorioso não é ser perseguido pela carne e sim quando somos perseguidos por causa da presença de Deus em nós. Então será uma perseguição diferente, uma guerra de igual para igual, uma guerra que Deus sairá na frente e vencerá.
O Lugar Seguro.
Muitas vezes em nossas vidas passamos por desertos e o inimigo fica ao nosso redor bramando como um leão.Então começamos a nos angustiar, nos amendrontar. Mas eu gostaria de dizer algo à você, ele pode te perseguir até a presença de Deus, mas na presença de Deus não, ele não pode!
E tem mais, ao contrário do que muitas pessoas pensam, o que você conquistar e o quanto você for abençoado nesta vida, não farão nada contra o inimigo. A única coisa que ele não quer, é ver você na presença de Deus.
O lugar seguro é estar na presença de Deus, escondidos em Deus. E o Salmista Davi entendia muito bem isso quando ele dizia: “Tu Senhor, os esconderá no secreto de tua presença, longe das intrigas dos homens”(Salmos 31:20).
Por isso, muitas vezes nós estamos nas intrigas deste mundo, porque não estamos escondidos em Deus. Ninguém melhor que o salmista para falar isto: Estar em lugar onde Deus habita, no esconderijo do Altíssimo. No refugio contra o inimigo, num santo lugar. E dentro das Escrituras Sagradas no Antigo Testamento: no Santo Lugar havia o Santo dos Santos que era separado por uma cortina de material caro e espesso.
Além do Véu.
Neste lugar havia a arca do Testemunho, um cofre secreto que era um símbolo Divina presença de Deus. Existia um véu que dividia o Santo dos Santos, ninguém com exceção dos sumo sacerdote estava permitido entrar naquele lugar, somente uma vez por ano no tempo da expiação dos pecados.
Mas no calvário tudo mudou, quando Jesus clamou em grande e rendeu seu espírito: “E eis que o véu do templo se rasgou em dois de alto a baixo e tremeu a terra e fendeu as pedras”. Mateus 27:50,51.
Quando Jesus morreu, simbolizou a abertura de um novo e vivo caminho para Deus. Antes existia um véu que impedia as pessoas disso. Hoje não!
Mas poucos são os cristãos que estão dispostos a fazer o que é exigido para entrar dentro dos Santos dos Santos.
Debaixo da Glória de Deus.
Gostaria de relatar neste ensinamento, uma das experiências que tive na presença de Deus.
Eu me encontrava só em minha casa, pois minha esposa havia viajado com um grupo de irmãos. Eu nunca me esquecerei disto: Certa manhã ao acordar abri meus olhos e todo o meu quarto estava cheio de uma névoa azul, olhei para o meu corpo e ele tremia todo, eu nunca havia estado na presença de um Rei, mas eu sabia que naquela hora, o Rei dos Reis estava naquele lugar. Por algumas horas eu não pude me mexer, pois eu não queria que aquela presença tão Santa se movesse dalí.
De Glória em Glória.
Às vezes eu fico olhando para as pessoas dentro da igreja que me dizem: “ Pastor, o que eu mais quero nesta vida é servir a Deus!”.
Mas um homem que se propõe realmente à servir a Deus, ele não o trocará por nada. Um dia a glória de Deus mudará a vida dele.
Pregações não vão mudar você, no novo e vivo caminho nós não somos mudados de pregação em pregação. Nós somos mudados de glória em glória, e a glória de Deus não está lá no pátio, não está no Santo lugar. A glória de Deus pertence à Ele, nenhum homem pode retê-la, nem dá-la a ninguém. A glória pertence à Deus e ela está em um lugar chamado Santo dos Santos.
Ela não está em boas pregações ou boas ministrações. Não! Para senti-la, você terá que ir até lá, para que a glória de Deus toque a sua vida, porque você será mudado de glória em glória.
E por sete dias eu fiquei debaixo daquela glória, não foi uma hora, ou dois dias, foram sete dias sem sair de casa. Para andar eu tinha que me agarrar em alguma coisa, por sete dias Deus ministrou mudanças na minha vida para o resto dela! Nada vale mais a pena neste mundo do que estr envolvido pela glória de Deus, praticando a presença de Deus, amá-lo mais do que qualquer coisa.
Ter uma Revelação da Presença de Deus.
Nos últimos anos eu não tenho aberto minha boca para pedir nada à Deus. Somente tenho pedido: “Deus eu quero te conhecer! Deus eu anseio por Ti!
A diferença dos dias de hoje para o tempo dos Apóstolos, é que eles tinham uma revelação da presença de Deus. Nada podia parar aqueles homens e mulheres, eles se rendiam à Deus.
Nos dias de hoje se algum cristão fosse preso, sabe o que nós faríamos? Correríamos e talvez apelaríamos para o prefeito da cidade, Advogado ou algum Juíz.
Mas a igreja primitiva não fez isto, ela não foi à Pilatos ou a César, ela foi à Deus até que as portas se abriram. E o que a igreja hoje precisa é entender de Deus, aprender sobre Sua presença.
Irmão não seja mais um daqueles que se vendem ou compram no Evangelho, mas seja uma daqueles que pratica a presença de Deus na sua vida, na sua casa, onde você andar.
Deus quer usá-lo nos próximos anos, Deus quer te levantar nesta nação como um pai espiritual.
Eu tenho falado constantemente que quando o Ápostolo Paulo entrou na cidade de Éfeso a quase 2000 atrás, ele estabeleceu a maior igreja da história. Hoje nós poderíamos enviar 20 mil cristãos para lá e pouquíssimas almas se converteríam. Então qual a diferença daquele tipo de vida e a nossa.
Hoje, nós nos iludimos, nos embaraçamos em muitas coisas, mas tudo o que Deus quer é que alguém anseie por Sua presença. E Moisés antes de ser comissionado por Deus e ser mudado por sua glória, ele ansiou ser um líder que conhecesse mais de Deus.
E eu espero que você seja um desses homens e mulheres que desejam ardentemente a presença de Deus, E agora eu gostaria que você se unisse a mim nesta oração de concordância: Senhor Jesus, eu tenho fome de ti, eu quero ter anseio por ti, quero te conhecer, ter uma intimidade maior contigo.
Te faço oh Deus o mesmo pedido de Moisés: que nós possamos achar graça aos teu olhos e que conheçamos os teus caminhos. Tua Palavra declara que quando seu povo te conhecer, ele fará proezas, nós nos dobramos diante do teu poder, do poder que há em tua Palavra para sermos ministrados por ela e queremos que a unção do teu Espírito toque nossas vidas. Te pedimos isso no Bendito nome de Jesus Cristo.
Amém.
Seu amigo no Evangelho,
Pr Irineo Grubert (autorizado).

Nenhum comentário: